Subindo a Pedra do Pontal, no Recreio dos Bandeirantes

Se você nunca ouviu falar do Pontal, basta lembrar da música do Tim Maia, talvez por isso a praça que fica bem em frente leve o nome de “Praça Tim Maia”. Fica localizada no Posto 12, no Recreio dos Bandeirantes. A Pedra do Pontal fica exatamente na divisão entre a praia da Macumba e a praia do Recreio, o que proporciona um lindo visual das duas praias quando estamos de cima. É importante lembrar que quando a maré está alta, cobre a faixa de areia que divide as duas praias, tornando-se impossível chegar até a pedra andando pela areia.

De longe não parece tão grande, mas a pedra possui uma considerável extensão territorial. Além do mirante no topo, possui pelo menos 3 áreas bastante frequentadas por pescadores, nas partes mais baixas da pedra. A trilha é relativamente fácil de fazer, leva de 10 a 20 minutos, dependendo do seu ritmo. A parte mais inclinada, já no topo, deve ser feita com auxílio de uma corda que fica no local. Já aconteceu de subirmos ao local e a corda não estar lá, neste caso recomendo não continuar subindo, a não ser que tenha experiência em escalada.

É um ótimo lugar tanto para apreciar o por do sol, quanto o nascer, sendo que ao nascer se terá uma linda visão da Barra da Tijuca, e já o por do sol será em direção a Grumari.

Filmamos a nossa subida para dar uma noção de como é a trilha, mas vale a pena conferir pessoalmente!

 

 

Comentários
Compartilhe...